Você conhece os tipos de automação industrial e qual a melhor

Você conhece os tipos de automação industrial e qual a melhor?

Com a expansão da automatização de processos nos diferentes ramos e operações industriais, houve a necessidade de organizar os projetos e as programações em nichos operacionais e tecnológicos. A partir daí, surgiram os tipos de automação industrial.

Para ajudar nossos clientes, parceiros de negócio, gestores, empreendedores e nossos leitores a entender como é a nossa atuação no mercado, nós da Pensenova, resolvemos elaborar este artigo para falarmos sobre os tipos de automação industrial. 

Com as nossas informações, você entenderá como definimos os melhores tipos de automação para as suas operações. Vem com a gente!

Quais os tipos de automação industrial?

Confira agora quais são os tipos de automação mais utilizados na atualidade. Você perceberá que os seus termos já dão uma sutil definição de seus funcionamentos.

Automação industrial fixa

A automação industrial fixa ou rígida trabalha com objetivo de atender produtos e serviços com linhas de montagem únicas. Ou seja, não há variação de tamanho, cor, entre outras características dos bens fabricados.

Um exemplo clássico da automação industrial fixa são as linhas de produção das indústrias automobilísticas, onde podemos imaginar esteiras com milhares de peças únicas. Nessa alternativa a programação é única.

Automação industrial programável

Existem negócios que produzem uma gama de serviços que em alguns momentos, por questões estratégicas de mercado, precisam alterar a forma em que a sua linha de produção trabalha.

Para atender esses empreendimentos recomenda-se a implantação da automação programável, pois ela permite reconfigurações nos sistemas de automação, diferentemente, da rigidez da automação fixa.

Automação industrial flexível

A automação industrial flexível é elaborada para permitir adaptações tanto na programação quanto na estrutura física da linha de produção para que sejam fabricados produtos com diferentes características de uso. 

Automação industrial Integrada

A automação industrial integrada, literalmente, integra as fases de produção dos produtos desde a fase de matéria prima até a destinação para a logística e transporte. Normalmente, essa alternativa é projetada para trabalhar em módulos de produção.

Como saber qual é o tipo ideal de automação para a sua empresa?

Para responder esse questionamento de maneira responsável precisamos conhecer de maneira aprofundada as características do seu negócio. Pois, os tipos de automação industrial apresentados oferecem muitas vantagens, mas uma escolha errada em vez de melhorar pode prejudicar a sua produção.

Por exemplo, a implantação da automação fixa é extremamente vantajosa e produtiva para produtos únicos, no entanto, se no meio do caminho você decidir envolver outros bens haverá custos para adaptação da programação e da parte física do processo.

Já a automação flexível pode não ser tão eficiente para produzir bens únicos como a automação fixa, mas, ao optar por ela, você saberá que em algum momento poderá incorporar diferentes produtos serviços no seu negócio.

Certamente, essa é uma tomada de decisão de grande impacto na sua gestão de produção e deve ser feita tanto com uso do seu próprio conhecimento quanto com a ajuda e apoio de especialistas em automação industrial.

Para começar você pode considerar e levantar alguns aspectos como:

  • momento da economia e do mercado;
  • o que os meus concorrentes andam fazendo (benchmarking)? 
  • pense quais são os tipos de produtos que pretende fabricar no futuro ou se permanecerá com os existentes;
  • analise o custo-benefício para promover uma produção rígida ou flexível, ou seja, com produtos únicos ou variáveis na mesma linha de montagem;

Saiba como a Pensenova ajuda você a encontrar o melhor tipo de automação industrial?

Podemos ajudar você a encontrar o melhor tipo de automação industrial porque já atingimos a maioridade no mercado de projetos e soluções no ramo de automação industrial.

Iniciamos as nossas operações em 2005 e de lá para cá já ajudamos empresas do Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, África do Sul, China, Austrália, entre outros países.

Os nossos clientes transformaram os seus processos produtivos em rentáveis, sustentáveis, seguros e com alta qualidade. Tudo isso, alinhado com as melhores práticas de engenharia.

Temos inúmeros projetos já implantados e em desenvolvimento com empresas e fornecedores de todos os portes e segmentos.

Conheça alguns de nossos produtos e algumas áreas de atuação na indústria:

  • Retrofit;
  • Pintura;
  • Pré-pintura;
  • Cabine de pintura, estufa e transportador;
  • Equipamentos para automação industrial;
  • Paletização industrial;
  • Célula CoPal;
  • Montagem e Manipulação;
  • Solda e Corte a laser;
  • EasyWeld;
  • Projetos especiais;
  • Assistência técnica;
  • Consultoria de projetos.

 

Então, agora que conhece os principais tipos de automação industrial, que tal escolher junto com a gente qual a melhor opção para a sua empresa? Para isso, basta fazer contato conosco. Estamos também nas seguintes redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Leia também