Fábricas inteligentes o que são e como transformar a sua

Fábricas inteligentes: o que são e como transformar a sua?

O conceito de trabalhar de maneira inteligente é realidade e não pode ser encarado apenas como tendência das tecnologias. 

Se a sua indústria trabalha de forma convencional, saiba que o seu negócio já está perdendo oportunidades para otimizar processos.

Mas, a boa notícia é que ainda há tempo de se adaptar a esse mercado que não é um bicho de sete cabeças. Dizemos isso porque o nosso dia a dia faz parte do ambiente das fábricas inteligentes. Por esse motivo, elaboramos este artigo.

Neste material, você conhecerá o conceito de fábricas inteligentes, as suas vantagens e obterá dicas importantes para transformar a sua fábrica convencional em um espaço inteligente.

Vamos lá?

O que são fábricas inteligentes?

Fábricas inteligentes são estabelecimentos industriais que usam recursos tecnológicos que interagem entre si nos processos de produção de bens e serviços.

Dentre os principais recursos tecnológicos adotados pelas fábricas inteligentes podemos citar a robótica, os sistemas de automação, a computação em nuvem entre outros. Essa colaboração entre ferramentas tecnológicas deu origem à indústria 4.0. 

A indústria 4.0 usa a conectividade de serviços como as redes de internet para possibilitar a integração de sistemas. Programações específicas e aplicativos próprios, possibilitam que a conexão das ferramentas possa ser feita por meio de comandos à distância.

As fábricas inteligentes podem ser consideradas como democráticas pois podem ser implantadas em diferentes tipos de ramos de indústria do mercado. 

Portanto, seja você do segmento automobilístico, farmacêutico, moveleiro ou quaisquer outros, saiba que há como transformar sua produção convencional em inteligente.

As fábricas inteligentes oferecem importantes vantagens sobre os meios de produção convencionais.

Quais as vantagens das fábricas inteligentes?

Conheça as principais vantagens das fábricas inteligentes diante dos processos convencionais:

  • maior produtividade;
  • redução dos índices de acidente e de afastamentos;
  • melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  • oferece diferencial competitivo;
  • economia e redução de custos;
  • proporciona melhores ambientes de trabalho.

Como transformar indústrias convencionais em fábricas inteligentes?

  • avalie a sua produção;
  • pratique o benchmark;
  • pesquise sobre fábricas inteligentes;
  • busque parceiros com experiência em de fábricas;
  • prepare os seus colaboradores.

Entenda com mais detalhes.

Avalie a sua produção

Para começar a sua transformação avalie a situação atual da sua produção e faça projeções para o futuro. É importante saber onde quer chegar a curto e longo prazo.

Afinal, já dizia o personagem da obra da Alice no País das Maravilhas, “se não sabe aonde ir, qualquer lugar serve”. E você sabe muito bem que empresas não podem ser geridas sem projetos.

Pratique o benchmark

Saber o que os concorrentes andam fazendo é uma boa estratégia de competitividade. Você não deve copiá-los, mas sim aproveitar as boas práticas. O benchmark pode ajudar a encurtar caminhos.

Pesquise sobre fábricas inteligentes

Seja curioso, pesquise e estude assuntos que envolvem temas acerca de fábricas inteligentes. Aproveite oportunidades e participe de eventos, feiras tecnológicas, visite showrooms.

Fazendo isso, além de ter ideias para inovar a sua produção, você se comunicará melhor e entenderá os parceiros que contratará para adaptar a sua indústria. Ou seja, praticamente, vão falar a mesma língua.

Busque parceiros com experiência em fábricas

Comentamos que transformar a sua fábrica convencional em um ambiente inteligente não é um bicho de sete cabeças. E, isso, é verdade. 

No entanto, existem procedimentos que requerem, além de investimentos, conhecimentos mais aprofundados de automação e programação de sistemas entre outros. Por esses motivos é importante que busque parcerias com empresas que atuam na implantação de processos inteligentes.

Prepare os seus colaboradores

A adoção de processos inteligentes na sua indústria, certamente, trará impactos na rotina da sua fábrica. Haverá mudanças da liderança até o chão de fábrica. Portanto, é importante preparar o seu quadro de colaboradores para a inovação.

Para isso, ofereça e incentive treinamentos para que os seus colaboradores se adaptem e acompanhem as melhorias que virão com as operações oferecidas pelas fábricas inteligentes.

Em algumas situações é necessário reforçar o seu quadro técnico. Caso isso aconteça, não tenha receio em contratar pessoas experientes que o ajudarão a completar esta transição com mais tranquilidade.

Saiba como a Pensenova pode ajudar transformar a sua indústria em uma fábrica inteligente

A Pensenova pode transformar a sua indústria em uma fábrica inteligente porque está no mercado desde 2005. Oferecemos soluções tecnológicas inovadoras e alinhadas às melhores práticas globais de gestão, sustentabilidade e engenharia.

Já implementamos centenas de projetos em indústrias de todos os portes e segmentos de mercado, desde médias empresas nacionais até grandes conglomerados globais.

Contamos com equipes de profissionais com experiência comprovada nas diferentes áreas da automação industrial. Essa expertise nos permite desenvolver soluções completas, simples, robustas e confiáveis para incrementar a performance das operações dos nossos clientes.

Então, entendeu o que são fábricas inteligentes e como elas podem transformar a sua indústria e a sua maneira de produzir produtos e serviços? Continue com a gente e leia nosso artigo sobre Manipuladores industriais: como transformar a sua produção a partir deles?

Leia também