Os tipos de paletes e como otimizar a sua operação

Os tipos de paletes e como otimizar a sua operação?

Quando se fala em armazenamento e transporte de mercadorias é normal relacionarmos essa logística com o palete de madeira. No entanto, ele é apenas um dos tipos de paletes que se encontram disponíveis no mercado.

Na busca da sustentabilidade, maior capacidade de cargas, facilidade de higienização, reaproveitamento entre outras ações para otimizar processos de paletização e conservar os recursos naturais e o meio ambiente, a indústria de paletes oferece essas estruturas em diferentes materiais.

Além disso, dependendo da região, algumas dimensões de paletes são diferentes das fabricadas aqui no Brasil. Portanto, se você trabalha com produtos advindos de outros países é bom ficar atento.

Os tipos de paletes existentes

Os tipos de paletes existentes a nível global se diferenciam por material de construção e por dimensão/padrão.

Tipos de paletes por material de construção

Conheça os principais tipos de paletes considerando o material em que são fabricados

Madeira

Os paletes de madeira são os mais conhecidos e utilizados. Costumamos vê-los tanto nos ambientes industriais quanto nos comerciais. A madeira é proveniente de reflorestamento e normalmente é a pinus da árvore pinheiro ou a madeira do eucalipto.

Trata-se de um material leve e resistente. Esse tipo de palete não é indicado para áreas molhadas e, preferencialmente, não deve ser lavado.

Plástico

Os paletes conhecidos como de plástico são fabricados em PE (polietileno) ou PEAD (polietileno de alta densidade). Diferentemente dos feitos em madeira, esses tipos de paletes podem ser lavados e são bem resistentes e duráveis. 

Os paletes de plásticos são muito usados na indústria alimentícia e na farmacêutica, onde os seus produtos requerem maiores cuidados de higienização.

Aço

Os paletes construídos de aço ou popularmente chamados de metálicos ou de ferro, são bem mais resistentes do que os de madeira e de plástico. Conseguem suportar capacidade de carga mais elevadas do que os confeccionados em outro material. 

Os paletes metálicos recebem proteção anticorrosiva para resistirem ambientes úmidos ou serem expostos a eventuais contatos com a água.

Tipos de paletes dimensão/padrão

Até o momento não existe uma padronização única de paletes. Conheça as dimensões usadas a nível global e o padrão criado no Brasil.

Paletes usados a nível global

  • América do Norte: 1016 x 1219 mm;
  • Europa, Ásia: 1000 x 1200 mm;
  • Austrália: 1165 x 1165 mm;
  • América do Norte, Europa e Ásia: 1067 x 1067mm;
  • Ásia: 1100 x 1100 mm (abolido);
  • Europa: 800 x 1200 mm.

 Paletes mais usados no Brasil

  • 800 x 1000 mm;
  • 1000 x 1200 mm;
  • 1050 x 1250 mm;
  • 1140 x 1140 mm.

Padrão de paletes fabricados no Brasil

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)  com apoio do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo  (IPT) definiram o padrão PBR

  • PBR1 – 1000 x 1200 mm;
  • PBR2 – 1050 x 1250 mm.

Paletes descartáveis (One Way)

Para quem busca opções de baixo custo onde não há a necessidade de reaproveitamento ou de retorno do palete, os paletes descartáveis têm sido uma boa alternativa, principalmente, em negociações de exportação. 

Normalmente, são feitos em madeira, mas alguns fabricantes oferecem o papelão prensado e o plástico As dimensões desses tipos de paletes quando fabricados no Brasil são 1000 x 1200 mm.

Como otimizar a sua operação de paletização?

Para otimizar a sua operação de paletização, primeiramente, determine os materiais e as dimensões dos paletes conforme a exigência dos clientes e tipos de mercadorias que serão armazenadas e transportadas, seja para o interior do país ou para países do exterior.

Feito isso, planeje ações que tornem as suas operações eficientes, rentáveis, seguras e sustentáveis.

Como estamos na era indústria 4.0, aproveite tecnologias como a conectividade e a possibilidade de enviar comandos à distância, integração entre equipamentos, menor interação de operadores humanos com uso automação da robótica avançada.

Essas tecnologias podem ser agrupadas em sistemas de automação para desenvolver o processo da paletização automatizada. Na qual, oferece as vantagens e benefícios esperados na sua produção sua indústria como:

  • aumento da produção;
  • melhoria na qualidade;
  • economia de insumos;
  • diferencial competitivo;
  • possibilidade de trabalhar com equipes mais enxutas;
  • redução do número de acidentes, afastamentos e causas trabalhistas.

Como a Pensenova pode ajudar nas suas operações com os diferentes tipos de paletes?

Seja qual for o seu segmento industrial, as mercadorias que comercializa e os tipos de paletes que utiliza no seu processo de logística, a Pensenova pode ajudar com soluções eficazes de paletização.

Assim que fizer contato com os nossos especialistas em paletização eles coletaram dados da sua produção como situação atual, projetos de curto, médio e longo prazo e sua capacidade financeira para desembolso ou para obter financiamento ou locação

Com o conhecimento de dados como estes acima, poderemos oferecer soluções personalizadas ou você poderá aproveitar a nossa célula CoPal de paletização e despaletização.

Estamos há 18 anos no mercado, buscamos trazer assertividade na tomada de decisão do investimento para nossos clientes, proporcionando melhorias nos índices de produtividade, segurança e lucratividade. 

Além da paletização atuamos também nas áreas de Pintura Industrial Automatizada, Solda, Corte a Laser, Montagens, Final de Linha, em aplicações de Tecnologias 4.0.

Agora que conhece os principais tipos de paletes vem com a Pensenova otimizar a sua operação de logística. Faça contato com nossos especialistas. Estamos também no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Leia também